sábado, 16 de junho de 2012

PARTICIPANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA VISITAM SEDE DA CNBB


Os 24 participantes do Curso de Extensão para missionários que atuam no Brasil, com enfoque na Amazônia, visitaram a sede da CNBB na última quarta-feira, 13/06. O curso é promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, desde o último dia 3, e segue até o próximo dia 28. O objetivo é qualificar e capacitar nas dimensões humana, espiritual, intelectual e prática dos missionários.
A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia, Ir. Irene dos Santos, esteve no curso apresentando a realidade social e política da Amazônia, bem como os projetos da comissão até 2015. Na visita à sede da CNBB, apresentou a organização e trabalhos da entidade.
Também a Ir. Fátima Morais, da Congregação Apóstolas do Coração de Jesus, apresentou ao grupo a dimensão humano-afetiva que, segundo ela, consiste no desenvolvimento harmônico do grupo, para cada um se integrar e se conhecer, em vista da dimensão missionária.
Um dos participantes, o padre José Joses Glufka, da diocese de Guarapuava (PR), diz ser importante a temática da dimensão humana para o trabalho missionário e a vida pessoal. "A questão humana vem nos instigar sobre quem realmente somos. Assim, nós descobrimos como a gente consegue lidar com nossas questões pessoais e, trabalhando a partir de si, poder desenvolver mais nossos trabalhos com as pessoas que iremos encontrar nas várias realidades missionárias".
A programação do curso ainda prevê o estudo da dimensão bíblica da missão. No dia 28 de junho, o Secretário-Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, deverá presidir a celebração eucarística de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário