quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

NOS RITMOS DO TEMPO


TEMPO DA QUARESMA

Vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. São quarenta dias dedicados à preparação da Páscoa, que a Igreja relaciona com os quarenta anos de peregrinação do povo hebreu rumo à terra prometida; os quarenta dias de jejum total de Moisés no Monte Sinai se preparando para receber a Lei da Aliança (Ex 24,12-18.34); os quarenta dias em que Elias seguia a caminho do Monte Horeb, fugindo da perseguição (1Rs 19,8); e o retiro de Jesus no deserto, onde passa quarenta dias e noites em jejum, se preparando para sua vida pública (Mt 4,1-2).

A cor litúrgica própria é o roxo e não se canta o Glória, nem o Aleluia, que voltarão a ser entoados somente na Vigília Pascal. Nesse período, devemos nos abrir para acolher a Palavra de Deus e intensificarmos a prática da caridade em busca da conversão de nossos pecados.

A Igreja do Brasil desenvolve neste Tempo de Quaresma a Campanha da Fraternidade. Trata-se de um grande movimento de evangelização e de conscientização daqueles pecados mais gritantes da sociedade brasileira que nos impedem de celebrar a Páscoa do Senhor mais plenamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário