domingo, 18 de dezembro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA

4º DOMINGO DO ADVENTO
ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO

A narrativa do evangelho de hoje se chama Anunciação, e este fato pode ser considerado o acontecimento central da vida de Maria. A resposta de Maria, o seu "sim", não representa apenas um ato de submissão à vontade de Deus, mas um "acontecimento ativo e responsável".

O diálogo do anjo Gabriel com a Virgem Maria se articula em três momentos: a saudação e a mensagem; o anuncio da maternidade messiânica; e a revelação da divina maternidade no anúncio.

Maria coloca uma dificuldade. Como isso acontecerá? Ela conceberá por obra do Espírito Santo, fonte de vida, que vai descer sobre Maria, e o poder de Deus Altíssimo vai cobri-la com a sua sombra. Aqui está o ato mais sublime, profundo, o grande mistério da História da Salvação.

José e Maria são os grandes colaboradosres do Plano de Deus. Como Maria, na Anunciação, aceitou a mensagem de Deus, também José aceita com fé o sinal. Diante da descoberta da gravidez de Maria, José, qualificado como homem justo, tem diante de si duas alternativas que lhe passam pela cabeça. Uma seria afastar-se de Maria, fugir, não querer assumir a criança da qual ignora quem seja o pai, e a outra, expor Maria às formalidades da Lei - o que não faria por estar convencido da virtude de Maria.

Jesus não é apenas um filho da história humana. Ele é o Filho de Deus. sua mãe é humana. Seu pai é divino. Ele vai nos ensinar op Projeto de Deus para que sejamos todos livres e vivos, a fim de nos tornarmos o que Deus deseja. O nome "Jesus" significa "Deus salva".

Nenhum comentário:

Postar um comentário