domingo, 11 de dezembro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA


3º DOMINGO DO ADVENTO
"JOÃO VEIO DAR TESTEMUNHO"

A temática deste terceiro domingo do Advento é a pessoa de João batista com a sua missão: ele é o homem que Deus enviou para testemnhar Jesus, isto é, apresentar Jesus como luz, ou seja, a manifestação de Deus. A Luz é a palavra de Deus que faz ver o caminho da vida. Jesus é a palavra decisiva de Deus, manifestando o amor que indica aos homens o verdadeiro sentido da vida. Portanto, a Luz (Cristo) significa vida plena.

Os dois blocos da narrativa do evangelho de hoje giram em torno do tema do "testemunho", esta é a grande característica de João Batista. O testemunho é fundamental. É o modo de fazer que Cristo apareça, se torne visível no mundo. Esse testemunho é de homem, historicamente situado, e vem anunciar Jesus a todos.

João Batista não é o Salvador, o Cristo, mas aquele que leva os homens à fé em Jesus Salvador, isto é, à plena aceitação de que o sentido da vida humana se manifestou inteiramente em Jesus. João não é a Luz que anuncia. Ele se apresenta como alguém que fala da necessidade de aplainar o caminho de Deus.

A grande e verdadeira alegria é conhecer a Jesus e fazer que outros o conheçam. A alegria mais profunda nasce de um coração convertido, em que todos os males são superados. Os biblistas J. Mateus e J. Barreto comentam: " Dar testemunho da luz consistia em despertar o desejo e a esperança da vida, preparando a chegada do que era vida-luz; anunciar a possibilidade de uma vida plenamente humana, como alternativa ao regime das tervas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário