sábado, 11 de junho de 2011

PALAVRA DO COORDENADOR

“A paz esta convosco”. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado e continuou: Recebei o Espírito Santo...”.

            Caríssimos irmãos do Grupo de Vida João Paulo II. Queridos seguidores e internautas deste blog. Amanhã celebraremos a grande Festa de Pentecoste, onde comemoramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos o Espirito do ressuscitado.
A celebração de Pentecostes acontece quando se completam cinqüenta dias da ressurreição de Jesus. O Evangelho relata um fato ocorrido quase dois meses depois que o Senhor se foi. Os discípulos de Jesus estão trancados no cenáculo, por medo dos judeus.
Apesar do evangelista João não mencionar, conforme Atos dos Apóstolos (At 2,1-11), no cenáculo também estavam algumas mulheres, inclusive Maria a Mãe de Jesus. Outro fato, importantíssimo, que deve ser ressaltado é que eles se encontravam em oração.
João faz questão de dizer que o medo estava presente entre eles. O medo é compreensível, pois não sabiam o que poderia lhes acontecer se fossem descobertos pelos judeus. A única certeza que tinham é que não iriam assumir publicamente que eram cristãos. Isso poderia custar-lhes a vida. Jesus chega como quem não quer nada, entra sem fazer alarde, coloca-se no meio deles e diz: “A paz esteja com vocês”! Pronto... tudo mudou, o clima agora é de coragem. Os discípulos se alegram ao verem o Senhor.
Paz é o resumo de tudo. Na palavra paz está contido todo evangelho, por isso Jesus nos deseja a paz. Apesar de não serem sinônimos, é impossível separar a paz do amor. A paz é consequência do amor e o amor é incompleto sem a paz. Jesus entra, deseja-lhes a paz e faz algumas recomendações. Manda que eles continuem a sua missão. Já pensou? Aquela mesma missão que levou Jesus à morte. Mas, como enfrentar aquela multidão que eliminou Jesus?
O medo era enorme, mas ao receberem o Espírito Santo, transformam-se totalmente. Abrem as portas, escancaram as janelas, nada temem, nada os assusta. Publicamente falam com destemor e sabedoria.
Que a festa de Pentecostes nos leva a concluir que o Espírito Santo dá vida e dinamismo à comunidade cristã. Sob a ação do Espírito todos falam a mesma língua, os irmãos se entendem e se unem em torno do mesmo Pai. A covardia é substituída pela coragem na pregação do evangelho, a tristeza dá lugar à alegria, e as atividades são alicerçadas no amor e na paz de Jesus.

“Que todos sejam um” (Jo 17,21)
Sem. Luiz Carlos Alves da Silva
Coordenador

Nenhum comentário:

Postar um comentário