domingo, 26 de junho de 2011

MEDITANDO A PALAVRA



“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la.”

A Palavra de Deus neste 13 Domingo do Tempo comum no Evangelho de Mateus 10,37-42 nos convida a meditar nas características do verdadeiro discípulos de Jesus. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com Jesus, fez de Jesus a sua referência e O segue. A Missão do discípulo é tornar presente na história e no tempo o projeto de salvação que Deus tem para os homens.
Jesus nos ensina, em muitas ocasiões, que Deus deve ser o nosso principal amor, e que as criaturas devem ser amadas. Diz Jesus: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la” (Mt 10, 37.39).
Para amar a Deus, como Ele pede, é necessário, além disso, perder a própria vida, a do homem velho. Torna-se necessário eliminar as tendências desordenadas que inclinam a pecar, destruir o egoísmo, às vezes brutal, que leva o homem a procurar-se a si próprio em tudo o que faz.
Não há peso nem medida para amar a Deus. Ele espera que O amemos com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente (Mt 22, 37-38). O amor a Deus sempre pode crescer. O Senhor diz aos seus filhos, a cada um em particular: “Eu te amo com amor eterno; por isso, compadeço de ti e te atraí a Mim” (Jr 31,3). O caminho do discípulo é acolher e seguir Cristo no caminho do amor e da entrega; significa arriscar esta vida para ganhar à eterna!
Todos os cristãos têm por missão anunciar o Evangelho de Jesus. Temos, portanto, de converter toda a nossa vida numa procura constante de Jesus: nas horas boas e nas que parecem más, no trabalho e no descanso, na rua e no seio da família. Amamos a Deus quando convertemos a nossa vida numa procura incessante da união com Ele.
Portanto, possamos renunciar a tudo quanto nos afasta de servir generosamente ao Senhor. Amar a Cristo antes e acima de tudo e comprometer-nos com ele por meio de seu seguimento.

Sem. Luiz Carlos Alves da Silva
Ut omnes unum sint (Jo 17,21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário