terça-feira, 2 de outubro de 2012

SANTOS ANJOS DA GUARDA


CONTEXTO HISTÓRICO

Esta celebração, especialmente dedicada aos Anjos da Guarda, começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. Vamos encontrá-la na Inglaterra desde o ano 800. A comemoração acontecia no dia 29 de setembro, junto com a do Arcanjo Miguel, guardião e protetor por excelência. O dia 2 de outubro foi fixado em 1670, pelo Papa Clemente X, para celebrar separadamente o nosso Santo Anjo da Guarda.

Na bíblia, há mais de 300 referências aos anjos. Eles estão presentes no Primeiro e no Segundo Testamentos. Junto com os patriarcas, junto com os profetas, junto com Jesus, junto com os apóstolos, junto com o povo.

OS ANJOS

Hoje fazemos memória dos nossos Anjos Protetores, nossos Santos Anjos da Guarda. Recordemos um pouco do que nos passa o Catecismo da Igreja Católica sobre os anjos, em geral:

Parágrafo 328: "A existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição."

Parágrafo 329: "Santo Agostinho diz, a respeito deles: 'Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, enquanto é anjo por aquilo que faz.' Por todo o seu ser, as anjos são servidores e mensageiros de Deus."

Parágrafo 330: "Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória."

Parágrafo 336: "Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela sua proteção e pela sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa, na fé, da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus."

Parágrafo 350: "Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem aos seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas: os anjos cooperam para todos os nossos bens."

Parágrafo 352: "A Igreja venera os anjos que a ajudam na sua peregrinação terrestre e protegem cada ser humano."

São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros Doutores da Igreja nos falam dos Santos Anjos e nos animam a confiar neles.

É o que encontramos na antiga oração que geralmente se aprende nos primeiros anos de nossa vida: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém!" Que cena angelical, linda mesmo, é ver uma criança, de maãozinhas postas, pedindo a proteção do seu Anjo da Guarda!

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA

Vamos agradecer a Deus por mais essa ternura dele, que é colocar, a cada um de nós, sob proteção de seus anjos. É o que encontramos no Salmo 91, 10-12: "Não te atingirá mal algum, nem o flagelo chegará à tua tenda, pois ele ordenará aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te levarão nas mãos, para que teu pé não tropece na pedra."


Nenhum comentário:

Postar um comentário