quarta-feira, 4 de abril de 2012

VIVER A SEMANA SANTA

SENTIDO DA QUARTA – FEIRA SANTA

Mateus relata-nos o que aconteceu a Jesus e aos seus na véspera de sua morte (Mt 26,14-25). A noite já descia sobre a cidade, e os peregrinos que vinham para a Páscoa continuavam chegando. Um ar festivo invade tudo, uma espécie de canto da libertação. Judas fica em silêncio, parece não ter consciência de ter vendido o seu Senhor como se ele fosse um escravo. Todos percebem que chegou a hora, e Jesus está livre e decidido.

COMO VIVER ESSE DIA?

Em face da traição de Judas, Jesus responde com a entrega amorosa de sua vida. Está firme e decidido. “A mim não me tiram a vida; eu a entrego”. Para nós é também a hora da decisão. Com quem estamos? Com Cristo ou contra Cristo? Deus não quer que respondamos com palavras, mas sim com atos, isto é, pela nossa maneira de viver e de nos relacionar com o próximo. É essa a única resposta verdadeira.
Estamos sendo causa de vida, de alegria e de esperança para os que vivem perto de nós? A traição, a falsidade e a inconsciência de Judas terão algo a nos ensinar? Somos gerados de vida, de esperança e de união na comunidade?
A confissão sacramental, que fazemos nesse dia, é uma confirmação desse caminho de conversão que passamos a trilhar desde o início da Quaresma; exprime nosso desejo de participar da paixão do Senhor, morrendo para vida de egoísmo e de pecado (cf. Rm 6,1-14).

Fonte: Subsídio Como viver a Semana Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário