terça-feira, 19 de março de 2013

SÃO JOSÉ, PATRONO DA IGREJA


É de fundamental importância conhecer o que nos circunda, principalmente, em se tratando de religião, sabermos em quem estamos colocando nossa devoção, pois é a partir de nossa fé que estruturamos o nosso viver, e esta baseia-se em nossos conhecimentos e experiências que são enriquecidos mediante uma unidade em Deus no irmão.

Em 8 de dezembro de 1870, o papa Pio IX declarava São José, Patrono da Igreja. Numerosos movimentos e congregações trazem o seu apadrinhamento. Porém, nem todos percebem o sentido e a importância das virtudes de São José, que são acessíveis a todos os homens contemporâneos.

Vivemos numa sociedade onde a justiça tomou-se o paradigma orientador e norteador dos seus diversos segmentos, principalmente das camadas mais populosas. Portanto, entramos na questão do que seja justiça e, nada melhor do que perceber um aspecto dessa justiça, observando pela ótica de São José, que é justo, não pelo que disse, mas pelas virtudes que praticou.

Mateus caracterizou José de "justo" (Mt 1,19). Essa é a principal virtude que o caracteriza nos poucos fatos retratados nos evangelhos de Mateus e Lucas. A sua justiça não consistia na simples observância das letras da Lei, mas numa profunda escuta à vontade de Deus.

O homem justo para os judeus era aquele que não participava da culpa dos outros, ou seja, aquele que estava separado do pecador (Lc 7,39). José, como bom judeu e sendo da descendência de Davi, sabia como proceder em caso de infidelidade da mulher prometida em casamento (Dt 22,20s). Ora, Maria apareceu grávida e nada contou a ele sobre sua gravidez. Isto leva-o a tomar uma atitude mas, em nenhum momento questiona a fidelidade de Maria, antes silencia diante deste grande mistério de Deus, como em outros momentos da manifestação de Jesus (Lc 2,33.50). José sabia que este mistério ultrapassava seus limites de compreensão. Sua atitude é de agir, não conforme as prescrições da lei, mas segundo a intenção de seu coração de homem prudente, que espera em Deus quando nada entende.

Portanto, nada de extraordinário circundou a vida de São José, somente a sua vontade sincera de assumir, com responsabilidade, aquilo que experimentava na busca de uma vida justa. Isto o fez o mais honrado dos homens, porque soube honrar as posições que a ele foram confiadas: pai, esposo, amigo, trabalhador.

São  José, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário