sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CORAGEM, SOU EU. NÃO TENHAIS MEDO!


“Ao anoitecer, Jesus estava ali sozinho, mas o barco já estava distante da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.  Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” e gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?” (Mt 14, 24-31)
Olhando para esse versículo bíblico, extraído do Evangelho de São Mateus, vemos que Jesus aparece na hora da tempestade, acalmando o vento e as ondas do mar. O ensinamento de Jesus vem através de Pedro, que nos convida a “olharmos”, profundamente, para Jesus. Ter os olhos fixos Nele cada vez que a tempestade aumentar, pois na medida em que olhamos mais para as tribulações, para as situações de desespero e dificuldade, nós afundamos e nos distanciamos no amor de Deus. Isso nos faz refletir sobre todas as dimensões de nossa vida, a dimensão pastoral (na Igreja), a dimensão social (o convívio com os outros) e a dimensão familiar (na família). Na maioria das vezes nós nos sentimos infelizes, abalados e atormentados com os acontecimentos do dia a dia, pois em todas essas dimensões da vida humana nós iremos encontrar dificuldade. Entretanto, é neste momento em que devemos recorrer a Jesus, pedindo o auxílio e a sua “mão”, porque nós não temos tanta força para superar e superar os desafios da vida e afundamos facilmente. O nosso medo, a nossa fraqueza e o nosso desamor nos fazem questionar o porquê de não confiar, inteiramente, no agir de Deus, o porquê de se deixar abalar pelas ventanias da vida e/ou porque eu me sinto tão inseguro mesmo estando junto de Deus. Isso acontece porque nós nos esquecemos que Deus é o mentor de tudo, o projeto é Dele. Aceite seguir os passos que Deus te orienta, apesar dos riscos que possa correr. Viva, ame, perdoe, ame e se doe, pois o vento vai sempre tentar nos desanimar, fazendo com que o foco da viagem se perca e a agente queira ter vontade de olhar para trás e abrir mão de tudo.

Íkaro Drêan
Seminarista do 2º Ano de Teologia 
Diocese de Mossoró/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário