Atualmente, há centenas
de mídias sociais com as mais diversas finalidades espalhadas pela internet. Ao
contrário do que muitos pensam, mais do que estar presente em todas elas, é
preciso saber onde atuar com qualidade e eficácia.
Para isso, é preciso
identificar a necessidade da instituição antes de criar sua conta em
determinado serviço, assim como o público-alvo e a forma que deseja interagir
com ele.
Para fazer essa
identificação com eficácia, é preciso responder, primeiramente, três perguntas:
“Quem eu quero atingir?”, “Como eu quero atingi-los?” e “O que eu espero
alcançar?”. Tendo posse dessas respostas, você terá cumprido a primeira etapa
para iniciar uma campanha de Marketing de Mídias Sociais.
O passo seguinte é
conhecer as redes sociais e saber quais as suas finalidades. Só assim será
possível traçar um plano de ação baseado em um ou mais recursos de interação.
Para que toda a teoria
apresentada fique mais clara, vamos pegar como exemplo uma paróquia que deseja
divulgar seus trabalhos voltados para os jovens da comunidade.
Podemos ver que a
primeira pergunta já foi respondida no próprio problema: o público-alvo é o
jovem, geralmente na faixa etária de 15 a 25 anos. Para a segunda pergunta,
podemos verificar quais as formas usadas para a divulgação, ou seja, áudio,
imagem ou vídeo. Isso precisa estar bem claro para a equipe, pois ela deve
estar qualificada para o trabalho e os equipamentos devem estar à sua
disposição.
Hoje, com a baixa no
preço dos eletrônicos, é possível trabalhar ações multimídias utilizando apenas
um equipamento, mesmo que este não tenha qualidade profissional.
Para responder a
terceira pergunta, é preciso traçar o objetivo dessa campanha. Nesse caso, o
que se espera é divulgar o trabalho para os jovens da comunidade. Um trabalho
de divulgação caracteriza uma ação totalmente diferente, pois, geralmente,
atinge um público que nem ao menos conhece seu trabalho.
Então, é preciso
apresentá-lo como se fosse algo novo, mas, ao mesmo tempo, ser objetivo. Uma ação de marketing
em mídias sociais é algo que requer tempo e dedicação, por isso é preciso levar
em consideração a possibilidade de ter uma pessoa ou equipe trabalhando nessa
área.
A realidade de muitas
igrejas no Brasil não permite grandes investimentos, sendo assim, a
criatividade será um diferencial essencial em qualquer ação trabalhada. Tendo
como exemplo a realidade da paróquia citada acima, seria indicado trabalhar
com, no máximo, três mídias distintas, tentando fazer com que uma complemente a
outra.
Para essa indicação em
específico, o ideal é trabalhar com três mídias sociais:
Twitter
–
apesar do limite de caracteres, ainda é o canal mais indicado para interação
com os usuários que se interessam pelo seu conteúdo. É recomendado para a
transmissão de informações curtas, geralmente com links direcionados para um
conteúdo mais detalhado ou para uma imagem. Essa ferramenta é muito eficiente
para identificar a opinião dos usuários sobre o que é publicado.
Facebook
– permite engajamento e interação maior com os usuários, além de ser totalmente
personalizável. Ele pode ser utilizado também como repositório de fotos e
vídeos, caso a estrutura da paróquia não permita a utilização de mídias
específicas.
Dica: É importante
ressaltar que para as empresas, instituições e personalidades é necessário a
criação de uma “página”, pois o recurso “perfil” é indicado para usuários
comuns. Os perfis possuem limitação de apenas 5 mil amigos, já as páginas
suportam um número maior de fãs e permitem a utilização de recursos
interessantes pelos aplicativos para o Facebook.
Blog
– deve ser rico em conteúdo, pois será o lugar para o qual todas as mídias
sociais vão convergir. É por meio dele que você vai manter as demais
ferramentas. É interessante utilizar, principalmente, o Twitter para
redirecionar o conteúdo do seu blog, assim como utilizar o Facebook para
divulgar novas postagens que você vai produzir. É recomendável, ao menos nos
seis primeiros meses, que as postagens sejam diárias, pois isso contribue para
que seu blog ganhe relevância comparado a outros do mesmo segmento.
Portanto, o segredo é
saber onde estar, qual conceito de ferramenta utilizar e, principalmente, ter
disponibilidade e criatividade para extrair o máximo do que ela pode oferecer.
As mídias sociais são uma realidade e devem ser exploradas em prol da
evangelização.
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