VOCAÇÃO: SABER OUVIR E ESCOLHER A MELHOR PARTE
Seminarista Robson Paulo de Oliveira Silva
Monte Alegre/RN
Aos caríssimos irmãos do grupo de vida João Paulo II e a você internauta e seguidor deste valioso blog a minha saudação de paz e bem!
Neste dia em que Santa Igreja inicia o Santíssimo Tríduo Pascal e que faz memória da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio venho compartilhar com você a minha “descoberta da vocação”, se assim posso dizer...
“Antes mesmo de te modelar no seio materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações” ( Jr 1,5)... É com esta passagem do livro do profeta Jeremias que resumo o meu chamado. É sabido por todos que, de fato, Deus escolhe aqueles que designa para o seu serviço desde sempre, no entanto, para muitos só a grande custo e penar entendem o que o Criador de todas as coisas deseja deles; comigo não foi assim...
No dia 05 de janeiro de 1990 nascia o primeiro filho de seu Severino e dona Francisca, lá na maternidade de Brejinho/ RN; por um descuido da parteira quase que o menino caía... Oh menino pesado, quase escorregou de minhas mãos! Disse a parteira meio assustada àquela pobre mãe de primeira viagem. Começa assim a história daquele menino, como todos os outros, que nos primeiros instantes de sua vida já obteve uma benção especial de Deus que o livrou de uma possível queda fatal.
Pois bem meu amigo (a), esse menino cresceu e com ele um forte chamado interior a estar cada vez mais perto de Jesus que por ele tinha padecido na Santa Cruz. O menino brincava de rezar missa e fazer procissão e se encontrasse a capela de seu lugar aberta, mais que depressa pedia a sua mãe que o levasse para lá. Se demorava a contemplar as imagens do Senhor e de sua santa Mãe que ele também aprendeu desde cedo que era igualmente sua Mãe do Céu. Aos sete anos torna-se coroinha, agora podia compreender bem melhor os planos do Altíssimo para sua vida; e o que não dizer do tão esperado dia da Primeira Eucaristia... Ah, como é bom ter Jesus comigo, mais perto, dentro de mim! Dizia o menino suspirando de alegria e entusiasmo pelo grande dom recebido.
Assim o tempo foi passando, o menino tornou-se jovem e a juventude o fez ser ainda mais perseverante, pois o amor de seus pais, a companhia de sua irmã e o apoio de todos aqueles que o cercavam, fizeram-no entender que doar-se pelo Reino de Deus no sim a vocação sacerdotal valeria à pena e ele seria no mundo aquilo que sempre sonhou realizar quando ouviu as palavras do Evangelho que diziam: “Vós sois o sal da terra...
Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-16)... Após o discernimento vocacional o dia tão esperado chegou: 17 de fevereiro de 2008; o menino sonhador agora com 18 anos ingressa no seminário para iniciar sua preparação especifica para o trabalho que desempenhará por toda a sua vida no serviço a Deus e aos irmãos... confiando-se a proteção de sua Mãe do Céu toma suas palavras em reposta ao Arcanjo São Gabriel como lema de vida: “faça-se em mim segundo a sua palavra” (Lc 1, 38)...
Olhando para traz e caminhando para frente, poderia até atrever-me a mudar as palavras de Nosso Senhor e dizer: “Dificuldades sempre as tereis”... Problemas, crises, momentos de tristeza sempre virão; contudo, nunca eu e você jamais podemos nos esquecer de que Aquele que nos chamou para a vocação, seja ela sacerdotal, religiosa ou leiga, disse que estaria conosco todos os dias até o fim dos tempos (Mt 28, 20). Lembre sempre disso, o Senhor jamais nos abandona!!!
Parabéns Robson pelo seu testemunho vocacional, acredito que devemos sempre lembrar da nossa história, do nosso chamado, como tudo começou. Se assim agirmos nunca esqueceremos nossas raizes e caminhanmos na alegria de chegarmos aonde Cristo nos Chama!
ResponderExcluirMuito bom! Adorei conhecer mais um pouco sobre a vida do meu irmão em Cristo. Parabéns pela sua escolha. Que o Senhor ilumine sempre os seus passos e Maria guarde sempre em seu manto sagrado a sua vida.
ResponderExcluir