sábado, 2 de abril de 2011

4º DOMINGO DA QUARESMA - Jo 9,1-41


O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER
Este domingo é chamado de domingo Laetare e possui um tom de alegria porque marca o meio da Quaresma e, como tal, indica a proximidade do final do jejum e a alegria da Páscoa. As cores roxas e brancas misturam-se, formando assim a cor rósea neste sentido de expectativa para o evento salvífico de Cristo.
As leituras deste Domingo propõem-nos o tema da “luz”. Definem a experiência cristã como “viver na luz”.
No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da ação de Jesus nasce, assim, o Homem Novo – isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.
Na segunda leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus (“trevas”) e que escolham a “luz”. Em concreto, Paulo explica que viver na “luz” é praticar as obras de Deus (a bondade, a justiça e a verdade).
A primeira leitura não se refere diretamente ao tema da “luz” (o tema central na liturgia deste domingo). No entanto, conta a escolha de David para rei de Israel e a sua unção: é um ótimo pretexto para refletirmos sobre a unção que recebemos no dia do nosso Batismo e que nos constituiu testemunhas da “luz” de Deus no mundo.
Fonte:
http://www.ecclesia.pthttp://arouck.wordpress.com
Adaptado pelo Seminarista Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário