“Convertei-vos e crede no Evangelho”

A conversão significa para todos nós, re-descobrir o valor primeiro do dom gratuito de Deus, acontecido em Jesus Cristo, que nos dá, em seu seguimento e em sua Palavra, o sentido de nossas vidas e, mais ainda, o sentido da existência de nosso planeta e do Universo inteiro.
A fragilidade humana, teologicamente, se chama “pecado”, que desgraça a vida de todos nós, tantas vezes, sem perceber. Porque “pecado” é tudo aquilo que nos desorienta e oprime, nos corrói e destrói e que, finalmente causa nossa morte. Que é exatamente o contrário daquilo que nos liberta e nos eleva, que nos alegra e dá vida e que, finalmente, nos salva no amor e na paz. É a graça de Deus que nos leva a superar a desgraça inerente à condição humana.
A quaresma nos ajuda a identificar essa desgraça em nossa vida, ao tempo em que, escutando, acolhendo e vivendo a palavra do Senhor no Evangelho nos situa no estado de graça.
Não deixemos passar a graça de Deus em vão, nos aconselharia Santo Agostinho, nem nos deixemos abater pelas desgraças de nossa colaboração ou nossa omissão com os pecados do mundo que estão aí, senão que, olhando para o Deus que se manifesta na vida-paixão-morte-ressurreição de Jesus, revivamos a força, a alegria e a vida, sempre nova e renovada, que nos vem de nosso Batismo, como grande sinal de aliança de amor e de fidelidade com nosso Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário